Chamada para submissões

Os(as) autores(as) interessados(as) em apresentar seus trabalhos no CDMWS deverão submeter pela plataforma OCS do evento. Serão aceitos trabalhos com resultados já consolidados ou trabalhos em andamento. Os melhores artigos serão convidados para publicarem seus trabalhos em periódicos nacionais: Informação e Informação; e Revista de Informação e Tecnologia (ITEC).

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS PARA OS AUTORES
A programação científica do Colóquio de Dados, Metadados e Web Semântica (CDMWS) é elaborada a partir das comunicações orais e pôsteres enviados [avaliados e aprovados por avaliadores ad hoc].
As modalidades para apresentação de trabalhos é Pôster e Comunicação Oral, sendo que:
- as apresentações na modalidade de Pôster são para alunos de graduação e/ou iniciação científica, conjunto aos seus orientadores ou autores já graduados; e
- as apresentações na modalidade Comunicação Oral são para pesquisadores, pós-graduados e pós-graduandos stricto sensu.
As regras para submissão de trabalhos são:
- o idioma oficial do evento é o português, sendo admitido também o texto em espanhol e inglês;
- as escolhas referentes a modalidade de apresentação (Comunicação Oral ou Pôster) devem ser obdecidas na escolha dos templates, bem como nos metadados do sistema Open Conference System (OCS), sendo de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do trabalho submetido. Não haverá a possibilidade de migração posterior de uma modalidade de apresentação para outra. O não atendimento aos requisitos acima indicados implica na desconsideração do trabalho;
- as comunicações na modalidade oral ou pôster aprovadas dão o direito à publicação do trabalho nos anais (a ser publicado em e-book);
- os trabalhos em ambas modalidades de apresentação devem ser submetidos no formato de texto completo, conforme as normas e padrões estipulados;
- a submissão do trabalho deve ser realizada online, por meio do sistema OCS, no site do CDMWS. No ato da submissão o(s) autor(es) deve(m) optar por uma das modalidades de apresentação, conforme mencionado anteriormente. 
- nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo a partir das recomendações dos avaliadores;
- a não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados;
- o certificado de trabalho aceito, apresentado e publicado será emitido aos autores;
NOTA: Os casos omissos ou não previstos nestas Regras serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do CMDWS.
.
Templates em Latex:
.
.
ORIENTAÇÕES PARA CADA MODALIDADE DE SUBMISSÃO

Pôster
O template para a submissão dos trabalhos para Pôster pode ser baixado no link a seguir:
O trabalho para pôster deve usar o formato A4, com coluna simples, no mínimo 03 e no máximo 05 laudas, incluindo folha de rosto e as referências. Não inserir informações referentes ao(s) autor(es) do artigo e conferir se os dados foram removidos das propriedades do arquivo. Palavras estrangeiras devem estar em itálico. As margens devem ser: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm. O título deve ser conciso e evitar excesso de palavras, deve usar fonte Arial, tamanho 12, em letras maiúsculas e em negrito. O título e subtítulo (se houver) devem ser separados por dois-pontos (:). As orientações supracitadas servem para tradução do título em inglês, que deve ser apresentado em itálico. O corpo do texto ter fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado, com espaçamento de 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo. A fonte das referências deve ser Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento à margem esquerda, sem recuo, com um espaçamento simples entre parágrafos. Para as citações longas, notas de rodapé, indicação da fonte (autoria) nas figuras e tabelas, legendas e conteúdos das ilustrações e tabelas usar fonte Arial, tamanho 11. As siglas deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto.

Comunicação Oral
O template para a submissão dos trabalhos para Comunicação Oral pode ser baixado no link a seguir:
O trabalho para a Comunicação Oral deve usar o formato A4, com coluna simples, no mínimo 12 e no máximo 15 laudas, incluindo folha de rosto e as referências. Não inserir informações referentes ao(s) autor(es) do artigo e conferir se os dados foram removidos das propriedades do arquivo. Palavras estrangeiras devem estar em itálico. As margens devem ser: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm. O título deve ser conciso e evitar excesso de palavras, deve usar fonte Arial, tamanho 12, em letras maiúsculas e em negrito. O título e subtítulo (se houver) devem ser separados por dois-pontos (:). As orientações supracitadas servem para tradução do título em inglês, que deve ser apresentado em itálico. O corpo do texto ter fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado, com espaçamento de 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo. A fonte das referências deve ser Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento à margem esquerda, sem recuo, com um espaçamento simples entre parágrafos. Para as citações longas, notas de rodapé, indicação da fonte (autoria) nas figuras e tabelas, legendas e conteúdos das ilustrações e tabelas usar fonte Arial, tamanho 11. As siglas deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto.

Submissões a esta conferência fecharam em 2017-11-14.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .